Cerca de 170 mil metalúrgicos tiveram aumento igual ou superior a 9%; Campanha Salarial 2023 vai buscar reposição da inflação e aumento real

Os acordos fechados na Campanha Salarial 2022 pela Federação Estadual dos Metalúrgicos tiveram o potencial de injetar cerca de R$ 65 milhões por mês na economia do Estado de São Paulo. Os dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).
Ao todo, aproximadamente 170 mil metalúrgicas e metalúrgicos tiveram reajuste igual ou superior 9%, acima da inflação do período. Além disso, as negociações da FEM-CUT/SP garantiram as renovações das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), que trazem importantes direitos para a categoria.
O presidente da Federação, Erick Silva, destaca o impacto do trabalho da entidade. “Primeiro, garantimos a valorização dos metalúrgicos, com dinheiro no bolso do trabalhador e os direitos assegurados. Segundo, os valores negociados pela FEM-CUT/SP fazem a economia do estado girar e isso é importante para além da categoria metalúrgica, pois gera emprego e renda em outros setores. A contribuição econômica dos acordos fechados pela Federação é fundamental para São Paulo”.
A Campanha Salarial 2023 já está em curso. Os metalúrgicos da FEM-CUT/SP aprovaram no último sábado, 17, o slogan, eixos e pauta de reivindicação para as negociações deste ano (leia mais aqui).
A pauta com as reivindicações será entregue para as bancadas patronais no início de julho e, na sequência, começam as negociações.
Até o momento, as metalúrgicas e metalúrgicos da Federação tiveram 4,05% de perdas salariais com a inflação do período. A data-base da categoria é 1º de setembro.
Max Pinho, secretário-geral da FEM-CUT/SP, enfatiza que a entidade vai buscar a valorização dos metalúrgicos. “Os números conquistados no ano passado mostram a seriedade e importância do nosso trabalho e, este ano, vamos buscar a reposição integral da inflação e aumento real. Temos uma categoria combativa, que estará preparada para lutar pelo que é seu direito. Mais uma vez vamos ter uma Campanha Salarial vitoriosa e isso fará grande diferença para economia estadual”.