Acordos conquistados foram com as bancadas patronais do G8.3 (Sinafer, Simefre e Siamfesp) e Fundição
*Da Imprensa SMABC
A luta para garantir direitos de todos os metalúrgicos e metalúrgicas da categoria segue incessante no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Na última quinta-feira, 14, o presidente Moisés Selerges, assinou, na Fiesp, duas importantes CCTs (Convenções Coletivas de Trabalho) referentes à Campanha Salarial 2023. Os acordos foram com as bancadas patronais do G8.3 (Sinafer, Simefre e Siamfesp) e Fundição.
Essas assinaturas são relacionadas apenas às cláusulas sociais, pois apesar de todo esforço da FEM/CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT), não foi possível fechar acordo nos grupos pelo fato de as propostas das cláusulas econômicas não atenderem às reivindicações dos trabalhadores.
Moisés destacou a relevância das assinaturas e frisou a necessidade de fortalecer negociações desse tipo. “Essas assinaturas são muito positivas porque garantem os direitos dos trabalhadores, e isso é importantíssimo. Infelizmente no Brasil não existe a prática da negociação coletiva, o que precisa ser corrigido. Esse tipo de negociação é salutar para a democracia no país, é um exemplo e temos que lutar para que se intensifique”.