16 DE FEVEREIRO DE 1992
Anos de Lutas, Histórias e Conquistas
A organização dos metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo iniciou no ano de 1986, logo após a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), quando um grupo de Sindicatos resolveu desligar-se da Federação oficial, denominada “Federação Estadual dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de São Paulo”.
Esta decisão nasceu de uma deliberação do 3º Congresso Nacional da CUT, na qual os delegados e delegadas aprovaram que vários Ramos de Sindicatos filiados à Central deveriam se organizar de forma a romper com as estruturas oficiais vigentes da época.
O ramo metalúrgico foi o primeiro a se organizar dentro da CUT, e, em 1988, foi fundado o Departamento Estadual de Metalúrgicos da CUT.
O passo seguinte foi fundar a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP), que aconteceu no 1º Congresso da entidade, em 16 de fevereiro de 1992.
Em 2005, conquistou-se o reconhecimento oficial da Federação pelo Ministério do Trabalho, que reafirmou seus fundamentos e compromissos.
A Federação tem desenvolvido ações, por meio da promoção de cursos de formação sindical, da realização de políticas sociais e de elaboração de Convenções Coletivas de Trabalho que garantam conquistas para os metalúrgicos e metalúrgicas em todo o estado de São Paulo.
Hoje, a FEM-CUT/SP reúne seus Sindicatos filiados, que representam cerca de 195 mil trabalhadores dos setores automotivos, siderúrgico, alumínio, aeroespacial, eletroeletrônico, bens de capital e de fundição em todo o Estado e é reconhecida e respeitada pela categoria e pelas bancadas patronais.
Diante de um cenário de retirada de direitos, de ataques às entidades sindicais e ainda na modernização da cadeia produtiva, os desafios da FEM-CUT/SP são amplos, justificando, portanto, a resistência constante e a organização da classe trabalhadora. Reunindo Lutas, Histórias e Conquistas, seguimos adiante!
Diretoria FEM/CUTSP