Dados sinalizam recuperação em 2022 na comparação com 2021; acordos feitos pelo Sindmetau viabilizam abertura de novos postos de trabalho
O setor industrial de Taubaté fechou o ano de 2022 com saldo positivo de 233 vagas de emprego. Os dados foram divulgados no dia 31 de janeiro pelo Ministério do Trabalho. O resultado foi impulsionado por novos empregos viabilizados em acordos coletivos firmados pelo Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região)
Segundo números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em 2022 foram registradas 4.172 contratações e 3.939 demissões nas indústrias de Taubaté, resultando no saldo positivo de 233 vagas.
Os números sinalizam uma recuperação do setor na comparação com 2021, quando a cidade teve um saldo negativo de 840 vagas. Naquele ano houve 3.855 admissões contra 4.695 desligamentos, em um reflexo direto do fechamento de fábricas como Ford e LG.
Já em 2022, novos acordos coletivos de trabalho feitos pelo Sindicato viabilizaram, por exemplo, a contratação de 173 trabalhadores e trabalhadoras na Volkswagen. Também houve a abertura de novas vagas em empresas como a Alstome OneSubsea.
Na avaliação do presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, os acordos feitos pelo Sindmetau para criação de novas vagas são importantes. Mas a plena recuperação do setor passa pela retomada de uma política industrial do país.
“O governo anterior tinha uma clara opção pelo agronegócio, que é um setor importante, mas nenhum país desenvolvido pode abrir mão da indústria. No novo governo, Lula já pediu ao ministro Geraldo Alckmin que seja elaborado, com urgência, um programa de desenvolvimento da indústria”, aponta Claudião.
O presidente lembra, inclusive, que o Sindmetau já entregou ao atual ministro da Indústria um caderno com propostas para reativação do setor na região do Taubaté. “Recebemos Alckmin ainda durante a campanha e apresentamos nossas sugestões. Entre elas, o incentivo para um programa nacional do motor Híbrido Etanol, que tem um potencial gigantesco para criação de vagas no setor automotivo”, explica.
Fonte: Sindmetau