Resultado dos dez primeiros meses é quatro vezes maior que o registrado em 2022
O setor industrial de Taubaté já soma um saldo positivo de 1.025 vagas de emprego neste ano. O resultado dos dez primeiros meses de 2023 é quatro vezes maior do que o registrado no ano passado todo. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho na semana passada.
Segundo o levantamento, de janeiro a outubro foram 4.667 contratações contra 3.642 desligamentos, o que resultou no saldo de 1.025 vagas. No ano passado todo foram 4.166 admissões e 3.912 demissões, com saldo de 254 vagas.
A tendência é que o cenário positivo continue nos próximos meses. A Volkswagen está em processo de seleção para contratar cem novos funcionários. Outros 37 alunos do Senai serão efetivados na produção. As novas vagas são um dos resultados da extensão do acordo coletivo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) com a montadora, aprovado em novembro.
Para o presidente do Sindmetau, Claudio Batista (Claudião), também vice-presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), a criação de postos de trabalho pode ir além dos negociados na extensão do acordo coletivo na VW.
“Existe potencial para a geração de novas vagas de emprego nas autopeças e fornecedoras da montadora, ampliando as oportunidades na indústria de Taubaté.”
O desempenho de 2023 tem impulsionado a recuperação no mercado de trabalho na indústria em Taubaté. No total, a cidade conta hoje com 18.545 empregos com carteira assinada no setor. Esse número já supera o que o município registrava antes da saída da Ford e da LG, quando havia 18.232 trabalhadores e trabalhadoras na indústria.
O nível de emprego chegou a cair para 17.290 funcionários em 2021, após o encerramento da produção nas duas fábricas. Naquele ano, a cidade teve um saldo negativo de 816 vagas no setor industrial, com 3.858 contratações e 4.674 desligamentos.
A retomada dos empregos na indústria em Taubaté passa por novos produtos, contratos e a chegada de novas fábricas. Outro aspecto positivo é a diversificação dos investimentos, com destaque para os segmentos automotivo, ferroviário, óleo e gás, aço e aeronáutico.
A Alstom retomou as atividades em Taubaté, com produção de trens para metrô. Outra fábrica em expansão é a SLB OneSubsea. As perspectivas de médio prazo também são positivas. A Prada Embalagens está em processo de instalação na antiga fábrica da Ford. Já a Embraer anunciou que irá produzir o carro voador da empresa em Taubaté.
Imprensa Sindmetau