Nas assembleias, as trabalhadoras e trabalhadores aprovaram o slogan, eixos e pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023; entrega para as bancadas patronais será realizada nesta semana

| Foto: Guto Rezendo/Sindmetau
Os trabalhadores e trabalhadoras da base do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) aprovaram a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023. A decisão ocorreu na manhã deste domingo, 2, durante assembleia na sede do Sindicato. A votação da categoria em Monte Alto foi realizada pelo Sindicato local na sexta-feira, 30. Em ambas, a aprovação foi unânime.
Com o tema “A Luta Continua Pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários e da Democracia”, a Campanha Salarial deste tem como eixos a reposição da inflação; aumento real; valorização dos pisos salariais; valorização das Convenções Coletivas de Trabalho; redução da jornada sem redução de salário e redução dos juros.
O presidente do Sindmetau e vice-presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos, a FEM/CUT-SP, Claudio Batista, o Claudião, destacou a presença dos trabalhadores e trabalhadoras na assembleia e a importância da unidade neste momento.
“A presença dos trabalhadores demonstrou a determinação para que a gente possa continuar avançando e defendendo os interesses da classe trabalhadora. Estamos preparados para fazer essa luta”, afirmou Claudião.

O secretário-geral da Federação, Max Pinho, acompanhou a assembleia no Sindmetau. “Foi uma assembleia importante e representativa com casa cheia. Essa representatividade, como a de Taubaté, ajuda muito no processo de negociação e fortalece a bancada dos trabalhadores que está defendendo a pauta da campanha salarial.”
Max contou que nesta semana alguns sindicatos filiados à FEM/CUT realizam assembleias de aprovação da pauta. “Concluindo esse processo, vamos entregar as reivindicações para a bancada patronal no dia 6 de julho, próxima quinta-feira.”
De acordo com o secretário-geral da FEM/CUT, as negociações devem começar uma ou duas semanas depois da entrega da pauta para os empresários. “Juntamente com a pauta, entregamos uma proposta de calendário de reuniões de negociação.”

Taxa de juros
Reforçando o discurso da abertura da assembleia, o presidente do Sindmetau frisou que os trabalhadores brasileiros têm uma missão extremamente importante, “que é a derrubada da taxa de juros Selic que vai influenciar diretamente na campanha salarial, nos nossos empregos e que já está influenciando no desenvolvimento do país. Não podemos aceitar isso.”
Claudião contou que na terça-feira (4) estará em Brasília (DF), representando a Federação, e juntamente com o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), Loricardo de Oliveira, entregará o pedido de impeachment do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, aos senadores. “A maior taxa de juros real do mundo é a do Brasil. É inadmissível.”
Para Max, a situação atual só pode ser uma jogada do presidente do BC para impedir o avanço da economia brasileira. “O governo tá se empenhando e implementando políticas para retomar o crescimento do nosso país, mas infelizmente o BC se utilizando da chamada “autonomia”, aprovada no governo anterior, para impedir o crescimento do Brasil”, apontou.
Assembleia em Monte Alto
O Sindicato dos Metalúrgicos de Monte Alto realizou a assembleia da Campanha Salarial 2023 na última sexta-feira, 29. Para o presidente da entidade, Claudenir José Timóteo, a FEM-CUT/SP e os sindicatos filiados estão preparadas para as negociações.
“Temos o compromisso de trabalhar pela categoria, negociando cláusulas sociais e econômicas, com reajuste salarial e a garantia de importantes direitos. Vamos buscar a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras. Com unidade e mobilização de todos, teremos a força necessária para mais um Campanha Salarial vitoriosa”.
Confira como foi a votação em Taubaté | Fotos: Guto Rezende







Imprensa FEM-CUT/SP, com informações da Imprensa Sindmetau