As eleições são ações necessárias para realização do Congresso
Os sindicatos de metalúrgicos no Estado de São Paulo estão realizando em suas bases de atuação assembleias para eleger delegadas e delegados para o 9º Congresso da FEM-CUT/SP “Metalúrgicas e Metalúrgicos na Luta Pela Reconstrução dos Direitos, da Democracia e da Soberania Nacional”.
O processo eleitoral é uma exigência prevista no Estatuto da Federação Estadual dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP. Cada sindicato deve eleger uma quantidade de delegadas, delegados e suplentes proporcional à quantidade de trabalhadores sócios em sua base e a FEM-CUT/SP defende que 30% destes representantes sejam mulheres.
Os eleitos participarão dos debates que acontecerão durante o Congresso e construirão o plano de lutas para a próxima gestão da entidade.
Na última semana aconteceram assembleias para tirada de delegadas e delegados nos Sindicatos de São Carlos, Salto, Itu,Taubaté, Bauru, Araraquara, Matão, Pindamonhangaba e Cajamar. Essas bases elegeram 48 delegados ao todo.
No dia 23 de fevereiro acontecerá a assembleia no sindicato dos Metalúrgicos do ABC e dia 24 do mesmo mês será a vez do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba realizar a sua assembleia.