As ações de solidariedade foram realizadas pelas entidades no ABC, Pindamonhangaba, Sorocaba e Taubaté
As campanhas de arrecadação dos sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) arrecadaram centenas de toneladas de doações para as vítimas da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. As ações foram realizadas pelas entidades no ABC, Pindamonhangaba, Sorocaba e Taubaté.
De acordo com os Metalúrgicos do ABC, mais de 100 toneladas de itens foram arrecadadas, dos quais 70 toneladas já chegaram ao RS e outras 30 toneladas estão à caminho, numa parceria com os Correios.
O vice-presidente do ABC, Carlos Caramelo, destacou a importância da campanha e agradeceu a todos pela contribuição. “O nosso êxito é tanto pela quantidade quanto pela solidariedade, e ainda pelo valor de doar e nos preocuparmos com as famílias afetadas pela enchente”.
Em Pindamonhangaba, a ação de solidariedade do Sindicato arrecadou água, roupas, cobertores, alimentos e calçados, além de produtos de higiene e limpeza. As doações foram encaminhadas ao RS em parceria com o 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Borba Gato”.
André Oliveira, presidente dos Metalúrgicos de Pinda, também agradeceu ao apoio à campanha. “Muito obrigado a todos que doaram, conseguimos uma grande arrecadação. Importante dizer que tem soldados de Pinda auxiliando lá no Rio Grande do Sul, esses mantimentos vão chegar para quem precisa. Agradecemos ao Exército pela atuação, pela receptividade. Nós continuamos arrecadando e chamamos toda a população para participar desse grande ato de amor em prol daquelas famílias que estão passando tanta dificuldade”.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) garantiu 10 toneladas de doações. Entre os itens arrecadados estavam água, alimentos e roupas, segundo a entidade, que realizou a campanha em parceria com o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).
O presidente dos Metalúrgicos de Sorocaba, Leandro Soares, enfatizou que a união da categoria foi fundamental para o sucesso da campanha. “São momentos como este que demonstram que a atuação do SMetal extrapola os metalúrgicos de Sorocaba e região. Trabalhamos pelo conjunto da classe trabalhadora e, neste momento difícil que passam os gaúchos, nada é mais importante do que ajudar nossos irmãos”.
Os metalúrgicos de Taubaté também fizeram campanha para arrecadar doações para o Rio Grande do Sul. A ação recebeu a colaboração de empresas e escritórios de advocacia da cidade, entre outros.