Trabalhadores haviam reprovado a proposta e iniciaram uma paralisação

Após forte mobilização, os trabalhadores da Sidertec, em São Carlos, aprovaram a proposta da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté nesta terça-feira, 11.
Em assembleia anterior, os trabalhadores haviam reprovado a proposta e iniciaram uma paralisação, conforme edital de aviso de greve. A proposta formalizada pela empresa pretendia pagar a primeira parcela da PLR somente em setembro, e costumeiramente, nos anos anteriores, o pagamento foi realizado em julho. Diante disse, os metalúrgicos optar pela reprova do acordo.
Durante a paralisação, o Sindicato conseguiu negociar novamente junto à empresa, e assim os trabalhadores conquistaram a PLR com a reivindicação nos ajustes das datas, ficando a primeira parcela com pagamento previsto para 30 de julho, e a segunda parcela para fevereiro de 2024.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Vanderlei Strano, considera a negociação uma vitória. “Os trabalhadores da Sidertec se mobilizaram e mostraram sua organização, parabéns a todos pela conquista”, afirma.
O secretário-geral da entidade, Waldemar Muniz, lembrou que a luta continua. “A direção parabeniza os trabalhadores pela organização e destaca que a luta tem que continuar. Por isso, é importante a união junto ao Sindicato, mantivermos a organização com mais trabalhadores sócios, pra fazer valer nossos direitos”, explica.

Campanha Salarial 2023
A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté já deu início a Campanha Salarial 2023 e a vice-presidenta da entidade e secretária da Mulher da da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), Ceres Lucena, abordou o tema da data-base.
“Nas convenções Coletivas da Federação temos as cláusulas econômicas e as cláusulas sociais, nos acordos buscamos a valorização da categoria como um todo, com o compromisso de manter e ampliar os direitos dos metalúrgicos e das metalúrgicas do Estado, tão prejudicados com a Reforma Trabalhista”, salienta Ceres.
Durante a assembleia, a direção sindical também realizou a entrega da Revista dos Metalúrgicos, edição de julho, que traz as ações do Sindicato, os parceiros da entidade e os próximos eventos, como o Arraiá Solidário da Intersindical, que acontece no próximo sábado, 15, a partir das 18 horas, no Clube de Campo, e o Festival de Rock dos Metalúrgicos que será realizado no dia 22, a partir das 17 horas, também no Clube de Campo.
Imprensa Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté