Representantes dos sindicatos filiados à FEM-CUT/SP também participaram de seminário em Brasília na semana passada
*Informações dos Metalúrgicos do ABC e de Taubaté
Representantes dos sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) participaram do seminário “Mineração e transformação mineral de minerais estratégicos para a transição energética”, promovido nos dias 21 e 22 pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
Estiveram em Brasília para o evento, o presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté) e vice-presidente da FEM-CUT/SP, Claudio Batista (Claudião), o secretário de Finanças do Sindmetau, Juarez Estevam, e o presidente da IndustriALL-Brasil e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva.
Leia mais: Sindicato participa de seminário de mineração sustentável e transição energética em Brasília
Os sindicalistas tiveram uma reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Na reunião, os Metalúrgicos de Taubaté articularam com Alckmin estratégias para o avanço do programa Nova Indústria Brasil no Vale do Paraíba, com o objetivo de atrair novos investimentos e gerar mais empregos.
“Com o programa Nova Indústria Brasil, o país voltou a ter uma política industrial voltada para atração de investimentos com geração de conteúdo nacional. Estamos então com uma janela de oportunidades para reativar o setor e gerar novos empregos na indústria”, explica o presidente do Claudião.
O Sindmetau também buscou junto a Alckmin a construção de um seminário a ser realizado em Taubaté sobre o programa nacional para o desenvolvimento da indústria. A proposta é apresentar detalhes e formas de acesso do programa para empresas, entidades do setor industrial e representantes dos trabalhadores.
A previsão é de que o seminário ocorra no primeiro semestre deste ano, em data que será alinhada com o MDIC. A atividade também vai integrar a programação dos 65 anos do Sindmetau.
“Alckmin atendeu prontamente nosso convite porque entende que o Nova Indústria Brasil tem potencial para colocar o país em um novo patamar de desenvolvimento industrial. Os primeiros resultados já mostram isso”, avalia Claudião.
Leia mais: Sindmetau e Alckmin articulam avanço do programa Nova Indústria Brasil no Vale