Atividade acontece no último final de semana e contou a presença de 30 diretores da entidade
O Coletivo de Formação da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) realizou mais uma etapa do curso ‘O que é ser dirigente e diretrizes cutistas’ nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
A formação aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e contou com 30 dirigentes da entidade, que é filiada à FEM-CUT/SP.
O curso foi ministrado por Anderson Borges da Silva e Célia Cristina Cappucci Maia Negrão Caldas, do departamento de formação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Telma Aparecida Andrade Victor, secretária de Formação da CUT/SP, foi a responsável por apresentar as diretrizes cutistas aos participantes.
A atividade faz parte de uma série de cursos que está sendo realizada pelo Coletivo de Formação da FEM-CUT/SP, que tem o objetivo de garantir aos dirigentes sindicais conhecimento e ferramentas para ampliar a atuação sindical nas bases.
Para o coordenador de Formação da entidade, Jorge Lima, o evento foi muito importante para o fortalecimento da luta dos sindicatos pelos direitos dos metalúrgicos. “Fechamos o ano com chave de ouro na formação, a troca de experiência é fundamental para o crescimento dos dirigentes, já estamos planejando as formações para o próximo ano”, enfatiza.
O presidente dos Metalúrgicos de Taubaté e vice-presidente da FEM-CUT/SP, Claudio Batista (Claudião), destaca a importância da preparação dos dirigentes sindicais. “Nós fazemos um trabalho muito sério no processo de formação aqui em Taubaté. Nosso objetivo é preparar os futuros representantes dos trabalhadores e trabalhadoras. Nesse sentido, a Federação tem um papel transformador de motivar a renovação por meio da capacitação, como a realizada no Sindmetau nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.”
O secretário de Formação do Sindmetau, Edenilson Andrade (LIU), enfatiza que é fundamental a parceria das entidades em ações como esta. “Essa parceria se iniciou, com um importante módulo, com o tema ‘O que é ser dirigentes?’. Foi um módulo interessante, com conteúdos profundos, com certeza fará uma diferença enorme na luta dos Metalúrgicos de Taubaté e Região e fortalecerá os rumos da luta da nossa classe trabalhadora”.
Confira as fotos de Guto Rezende: