O presidente Erick Silva representou a entidade na comitiva organizada pela CNM CUT para debater importantes medidas para a indústria e para os trabalhadores
O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), Erick Silva, participou, em Brasília, nesta terça-feira, 14, de duas importantes agendas para tratar de temas relacionados à indústria e aos trabalhadores. O sindicalista fez parte de uma comitiva organizada pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), que estava representada pelo presidente Loricardo de Oliveira.
Pela manhã, a reunião foi com o vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércios e Serviços, Geraldo Alckmin, e com Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços. No período da tarde o encontro foi com o secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, Roberto Garibe.
Entre os pontos discutidos pelos sindicalistas estava a proposta da criação de uma comissão tripartite para debater o aço no Brasil, como explica Erick. “Essa é uma importante propositura da CNM, que é fundamental para todos os segmentos, que impacta na indústria de máquinas, automotiva e autopeças. Temos muito interesse nesse debate e essa proposta importante foi levada até o Governo Federal”.
Segundo Erick, o debate sobre a produção da linha branca também foi tema das conversas. “Pudemos apresentar questões sobre o eletroeletrônico. Temos uma importante experiência em São Carlos e o interior é produtor de lavadoras e fogões. Nesse sentido, a linha branca tem uma grande oportunidade no período que vem pela frente”.
A transição energética foi outro ponto das reuniões em Brasília. De acordo com Erick, os sindicalistas tiveram a oportunidade de falar sobre a produção de híbridos no país. “Temos uma grande oportunidade no setor da energia e valorizamos o acordo que os sindicatos filiados à FEM-CUT/SP fecharam com a Volks, garantindo a produção dos primeiros híbridos da marca no Brasil, garantindo os empregos e gerando mais postos de trabalho”.
Para Erick, as reuniões foram bastante produtivas. “Estamos em um momento de reconstrução do Brasil, fortalecendo a indústria e potencializando a geração de emprego. Viemos determinados para debater a melhorar as condições de trabalho para a companheirada no Brasil e o governo tem sido bastante receptivo nesse sentido”.
Também participaram dos encontros os seguintes nomes: José Luismar de Sousa, Presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração, Pesquisa e Prospecção de Mineração e Metais Básicos, Metálicos e não Metálicos da CUT – FITEM; Geralcino Santana Teixeira, Presidente CNQ-CUT; Flávio Cordeiro de Paiva, Coordenador do Segmento Siderúrgico; Fábio Piontkwsk, Coordenador do Segmento Siderúrgico; Marcelo Pereira do Nascimento, Diretor STIM Porto Alegre/RS; Rudinei Fernandes, Vice-Presidente STIM Porto Alegre/RS; José Rogério Ulhoa, Secretário de Administração de Finanças da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração, Pesquisa e Prospecção de Mineração e Metais Básicos, Metálicos e não Metálicos da CUT – FITEM; Claudir Messias Rosa, Diretor CNM/CUT – Depto. SC/PRMDIC.
Confira as fotos de Leandro Gomes/CUT-DF