Encontro na Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo aconteceu nesta segunda-feira, 3, e foi articulado pelo deputado estadual Teonílio Barba

O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), Erick Silva, participou de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira, 3, para discutir a participação de representantes dos trabalhadores no Conselho Estadual de Promoção da Nova Industrialização.
O encontro foi articulado pelo deputado estadual Teonílio Barba (PT), que enfatizou os esforços do seu mandato para garantir a representação sindical dos trabalhadores e trabalhadoras da indústria no conselho.
“É de fundamental importância garantirmos a participação de representantes de entidades dos trabalhadores nesse conselho, pois ele deverá deliberar sobre questões importantes relacionadas ao desenvolvimento industrial no estado de São Paulo”, afirmou o deputado.

Erick Silva também destacou a importância do encontro e da iniciativa do deputado Barba. “Como sempre, o parlamentar está atento às demandas dos trabalhadores e colocando seu mandato à disposição para nossa luta. Essa reunião é fundamental para garantirmos que os debates gerados por esse conselho tenham a voz dos trabalhadores da indústria”.
Para Erick, somente com a participação dos trabalhadores, o debate será completo. “Debates nesse sentido serão falhos se não tiverem a participação da classe trabalhadora. Não existe indústria forte sem levar em consideração aqueles que são os principais responsáveis pela produção. Nós, dos sindicatos e da Federação Estadual dos Metalúrgicos, conhecemos de perto a realidade da categoria e temos muito para contribuir com esse debate. Esperamos firmemente que a participação dos representantes dos trabalhadores seja revista e incluída na composição do conselho”.

Participaram da reunião Romulo Fernandes, deputado estadual, Rafael Marques, presidente do instituto Trabalho Indústria e Desenvolvimento (TID Brasil), Aroaldo Silva, presidente da Agência de Desenvolvimento do ABC e da IndustriAll, Cida Trajano, presidenta da CNTV-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do setor Vestuário da CUT), Darlene Aparecida Testa, do setorial de energia do PT, e Airton Cano, da Fetquim (Federação dos Trabalhadores da Indústria Química).
Sobre o conselho
Com o objetivo de orientar novas ações, políticas e diretrizes para o governo de São Paulo, o Conselho Estadual de Promoção da Nova Industrialização foi instituído pelo governador Tarcísio de Freitas em 16 de março deste ano.
Consultivo, o conselho tem na sua composição oito membros titulares e igual número de suplentes, dos seguintes órgãos: Secretaria de Desenvolvimento Econômico (que exercerá a presidência do colegiado); Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; Secretaria de Fazenda e Planejamento (que exercerá a vice-presidência); Casa Civil; Secretaria de Parcerias em Investimentos; Secretaria de Negócios Internacionais; Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
A representação dos trabalhadores foi excluída pelo governador do Conselho.
Fonte: Imprensa FEM-CUT/SP