Primeiro módulo da atividade foi realizada entre os dias 8 e 10 no Instituto Cajamar; dirigentes de sete sindicatos filiados à FEM-CUT/SP estão entre os participantes
O curso de “Direitos Humanos”, organizado pela Federação do Ramo Químico no Estado de SP (FETQUIM), Confederação Nacional do Ramo Químico em SP (CNQ/CNRQ) e a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), finalizou o 1º módulo nesta quinta-feira, 10. A formação acontece no Instituto Cajamar.
Realizado entre os dias 8 e 10, o módulo teve como tema Direitos humanos e a ação sindical, percepção sobre o conceito de Direitos Humanos; História dos Direitos Humanos (linha do tempo); Direitos Humanos na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical. A atividade foi ministrada pelo educador sindical e popular, Pérsio Plensack.
Da base da FEM-CUT/SP, participaram dirigentes de sete sindicatos: ABC, Salto, Itu, Itaquaquecetuba, Pindamonhangaba, São Carlos e Cajamar. Além disso, diretores sindicais dos papeleiros, vidreiros, químicos do ABC,químicos do ABC, químicos unificados (Osasco e São José) e vestuário fizeram parte da formação.
Para Jorge Lima, coordenador de Formação da FEM-CUT/SP, o curso é fundamental para preparar os sindicalistas para o dia a dia. “A luta pelos direitos trabalhistas é plural e vai além do chão de fábrica. É uma luta por toda sociedade e por tudo que ela contempla. Nesse sentido, esse curso é de extrema importância para que possamos entender o mundo de maneira ampla e possamos direcionar nossa atuação para que nenhuma pessoa fique de fora dos avanços e conquistas”.
O curso terá ainda mais dois módulos. Entre os dias 29 e 31 de agosto, a segunda parte vai tratar de “Segmentos e grupos de atuação em Direitos Humanos Políticas públicas e Direitos Humanos; Direitos Humanos e Sindicalismo; Políticas afirmativas: mulheres, antirracistas, juventudes, pessoas com deficiência, LGBTQIA+”.
Em setembro, entre os dias 19 e 21, será vez do tema “Negociações coletivas e a pauta dos direitos humanos X Estratégia e marketing empresarial; Estudo de acordos e convenções existentes; Atuação, articulação e recomendações às entidades sindicais”, para fechar o 3º e último módulo do curso.
Instituto Cajamar
O Instituto Cajamar, também conhecido como INCA, foi indicado pela FEM-CUT/SP e escolhido pela FETQUIM, para a retomada dos cursos de formação presenciais em 2023. O local, que formou diversos dirigentes sindicais e políticos no final dos anos 1970 e início de 1980, e teve Paulo Freire como presidente do Conselho Diretivo, é um marco na formação sindical e política no País.
Pelo INCA passaram diversas lideranças da FEM-CUT/SP e da FETQUIM/CUT/Intersindical e Unidos Pra Lutar, além de lideranças políticas como Lula, Luiza Erundina, Luiz Gushiken, Marco Aurélio Garcia, Vicentinho, Paul Singer, entre outros.
Confira as fotos: