Itens arrecadados já começaram a ser destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social e em situação de rua
Mais de quatro mil peças entre roupas, cobertores e sapatos foram recebidas na segunda edição da Campanha do Agasalho. A ação é realizada pelo SMetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região) e, neste ano, tem como tema “Seja solidário, ajude a aquecer o inverno de quem mais precisa”.
Ao todo, a campanha teve arrecadação de mil cobertores e aproximadamente três mil roupas, além de cem pares de sapatos. Boa parte das doações veio dos trabalhadores metalúrgicos, por meio da ação dos Comitês Sindicais das Empresas. Os dirigentes do SMetal também negociaram com representantes das fábricas a doação de cobertores.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Soares, a campanha foi um sucesso e será importante para ajudar quem mais precisa. “Estamos muito felizes com as doações de tantos companheiros e companheiras que se preocupam em ajudar o próximo, assim como nós. Com essa solidariedade será possível ajudar dezenas de pessoas que tanto precisam”, comenta.
Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal, destaca o sentimento de gratidão. “Pelo segundo ano consecutivo, nos propomos a fazer mais pela população no inverno e extrapolar os portões das fábricas. O resultado foi, mais uma vez, muito positivo. Isso é o que fortalece o Sindicato Cidadão”, acrescenta.
Doações começaram na quinta-feira
As entregas tiveram início na quinta-feira (6) passada com uma ação social voltada à população de rua em Sorocaba. Na ocasião, foram doados 150 marmitas e 110 cobertores, por meio de uma mobilização de dirigentes e trabalhadores do SMetal, que se dirigiram até locais onde há maior concentração de pessoas em situação de rua.
No mesmo dia, Marcelo José da Silva, o Marcelinho, do CSE da Toyota e coordenador da Campanha do Agasalho 2023, acompanhado de Izídio de Brito Correia, secretário de organização do SMetal, realizou a entrega de 40 cobertores para a Associação Ilê Alaketu Asé Omo Logunédè, localizada no bairro Quintais do Imperador. As doações foram recebidas por Pai Nivaldo. “Os cobertores são muito bem-vindos e vão aquecer corpos e corações das pessoas assistidas pela associação”, diz.
Já na sexta-feira (7), os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos levaram 60 cobertores e mais quatro caixas de roupas para a Paróquia Nossa Senhora do Povo, em Brigadeiro Tobias. De acordo com o pároco Padre Kojak, as doações devem trazer mais dignidade às cerca de 20 famílias assistidas pela igreja. “Só vive aquele que serve, aquele que trabalha para que o outro também tenha o pão na sua mesa”, diz.
Neste ano a expectativa é atender um total de 290 famílias, de acordo com Marcelinho. Ele destaca que os “trabalhadores abraçaram essa causa” e que, por isso, foi possível superar o número de famílias beneficiadas pela ação social.
“Nós sabemos que a Campanha do Agasalho ainda não é do tamanho necessário para atender a população de Sorocaba. Embora nós ouvimos, muitas vezes, a Prefeitura falando que Sorocaba é uma cidade modelo, está longe de ser. Modelo será no dia em que todas as famílias viverem com dignidade”, ressalta.
Parceria com a Cufa
O Sindicato dos Metalúrgicos deu continuidade às entregas da Campanha do Agasalho no sábado (8) com uma ação em parceria com a Cufa (Central Única das Favelas) de Sorocaba. Na ocasião, foram beneficiadas 170 famílias com doações de roupas e cobertores nas comunidades Vila dos Sonhos, zona rural da região de Aparecidinha; Santa Rosa, entre os bairros Nova Sorocaba e Novo Horizonte; e Canta Sapo, na Vila Barão.
Drika Martim, presidente da Cufa Sorocaba, ressaltou a importância de ações como a Campanha do Agasalho para pessoas em vulnerabilidade social. “Iniciativas das empresas, dos funcionários, dos movimentos são importantes porque a gente consegue, de fato, garantir a assistência para essas famílias”, observa.
Até este sábado (15), estão previstas mais entregas da Campanha do Agasalho em instituições de Sorocaba e região.
Do Portal Porque