Para o FEM-CUT/SP, o anúncio é reflexo do novo momento que o Brasil vive, atraindo investimentos e novas tecnologias
Taubaté vai receber a primeira fábrica de carro voador do Brasil. O modelo eVTOL, uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, vai ser produzido pela Embraer em parceria com a Eve Air Mobility e deve chegar ao mercado já em 2026. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 20
O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), Erick Silva, destaca a importância do anúncio. “Esse é o reflexo de um Brasil em reconstrução, que atrai investimentos e novas tecnologias. Anúncios como este são importantes pelo potencial de gerar emprego e ampliar a produção já existente no local. Só podemos comemorar e acompanhar de perto o processo para garantir que os trabalhadores tenham o devido reconhecimento”.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), a produção do carro voador deve ampliar o potencial do setor aeronáutico já instalado na cidade, como aponta o secretário de administração do Sindmetau, Juarez Estevam Ribeiro.
“Hoje já temos em Taubaté uma fornecedora da Embraer, que é a Pan-Metal. O carro voador pode atrair novos fornecedores, o que reforça a possibilidade de novos empregos”, diz Juarez.
O Sindmetau assumiu em outubro de 2021 a representação dos trabalhadores e trabalhadoras na Embraer em Taubaté. A empresa está na cidade desde 2008 e hoje é utilizada como centro de logística e armazenamento de peças.
Sobre o carro voador
O eVTOL é um modelo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical para transporte urbano. Segundo a Embraer, uma área da empresa em Taubaté será ampliada para abrigar a linha de produção. Dessa forma, a previsão é de que as primeiras unidades sejam entregues a partir de 2026. Ainda não há informações sobre futuras novas vagas de emprego.
A fábrica foi escolhida, principalmente, devido a localização estratégica. A planta fica ao lado das rodovias Presidente Dutra, Carvalho Pinto e de uma linha ferroviária. Outra vantagem é a proximidade com a sede da Embraer, em São José dos Campos. Além disso, terá suporte da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve.
“A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade”, afirmou André Stein, co-CEO da Eve. Do mesmo modo, o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, destaca que a decisão está alinhada com o plano de crescimento da empresa. “Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana”, explicou em comunicado.
Parcerias e encomendas
Outra parceira no projeto é a Porsche, que está atuando na estratégia de produção e suprimentos. “Após extensa pesquisa em conceitos avançados de produção e inovação por mais de um ano, estamos preparados para estabelecer nossa primeira fábrica para a produção do eVTOL”, acrescentou Alice Altissimo, vice-presidente de operações da Eve.
Como resultado desse conjunto, a empresa já recebeu encomendas para 2850 unidades do eVTOLs. A princípio, estão entre os 28 clientes operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.
O eVTOL é uma aeronave 100% elétrica. A cabine tem capacidade para quatro passageiros, permitindo até seis em configuração autônoma. Além disso, o transporte de cargas leves também pode ser feito com a remoção dos bancos dos passageiros. Ao mesmo tempo, a Eve está desenvolvendo soluções como um software de gerenciamento de tráfego aéreo urbano.
Mais investimentos
Além da Embraer, Taubaté também deve receber novos investimentos da Vaya Space Brasil, outra empresa do setor aeroespacial. Nesse sentido, a fabricante de foguetes assinou em 2022 um protocolo de intenções para instalação no município.
Com informações do Sindmetau