Viagem para sede da Gestamp tem como objetivo tratar da captação de investimentos para o Brasil e a criação de novos postos de trabalho
O vice-presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) e presidente Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), Claudio Batista da Silva Junior (Claudião), está em agenda sindical na Espanha. A viagem para sede da Gestamp tem como objetivo tratar da captação de investimentos para o Brasil e a criação de novos postos de trabalho, assim como conhecer as tecnologias e novos produtos da metalúrgica.
O Centro de Desenvolvimento e Pesquisa Tecnológico da empresa foi o pontapé inicial da visita nessa terça-feira (18). Localizado em Barcelona, na Catalunha, o Centro abriga todos os produtos que são pensados e executados pela Gestamp. A possibilidade da fabricação de novos produtos na empresa a nível global também foi assunto da visita.
Além de Claudião, estão na comitiva brasileira, o presidente e o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares e Silvio Ferreira, respectivamente, e o diretor corporativo de Recursos Humanos da Gestamp no Brasil, Washington Oliveira.
Além de conhecer a estrutura deste Centro, os diretores também puderam falar sobre a possibilidade da fabricação de novos produtos na empresa a nível global. De acordo com Leandro Soares, os sindicalistas estão buscando entender os impactos que novas tecnologias, como sistemas de automação eletrificação de automóveis, por exemplo, exercem na vida dos trabalhadores.
“Para nós, é importante encontrar alternativas para preparar nossa categoria. Sabemos que é necessário formar e qualificar os trabalhadores, mas, antes, é preciso conhecer as novas formas de trabalho. Essa agenda é uma oportunidade de levarmos para Sorocaba um pouco dessa expertise e pensarmos, à longo prazo, em quais serão os próximos passos frente aos desafios da indústria”, disse Leandro Soares, presidente do SMetal.
O presidente da FEM-CUT/SP, Erick Silva, destaca a importância da agenda. “Nosso compromisso, além de lutar pelos direitos dos trabalhadores, é sermos propositivos e buscarmos meios para mantenutenção e ampliação dos postos de trabalho. Buscar investimentos, sejam nacionais ou internacionais, é um desses compromissos. Por isso, a ida dos nossos dirigentes à Espanha tem importância muito grande, pois coloca em pauta a valorização da indústria no Estado de São Paulo, trazendo novos investimentos e novas tecnologias, que são fundamentais para a geração de emprego e renda”.
Imprensa FEM-CUT/SP com informações do Sindmetau e do SMetal