Atividade teve como objetivo promover a integração dos coletivos nacionais, troca de experiências e encaminhar estratégias em conjunto para ampliar a luta em prol da categoria e da classe trabalhadora
*Imprensa FEM/CUT/SP
A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) participou do Encontro Nacional dos Coletivos da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, realizado nos dias 10 e 11, na Escola Nacional Florestan Fernandes do MST, em Guararema.
A atividade teve como objetivo promover a integração dos coletivos nacionais, troca de experiências e encaminhar estratégias em conjunto para ampliar a luta em prol da categoria e da classe trabalhadora.
A FEM-CUT/SP foi representada pelos Coletivos da entidade e seus coordenadores: Comunicação (Max Pinho), Mulheres (Ceres Ronquim), Políticas Sociais (Josivan Nunes do Vale – Cachoeira), Formação (Jorge Lima) e Saúde e Meio Ambiente (Sebastião Santos Rosa).
Além disso, dirigentes dos sindicatos do ABC, Cajamar, São Carlos, Sorocaba e Taubaté, filiados à FEM-CUT/SP, também participaram do encontro.
O encontro contou com nomes como José Genoíno (PT), Cássia Bechara (MST), Jandira Uehara (CUT), Kevin Mapp (USW), Felipe Vasconcelos (LBS e Instituto Lavoro).
Max Pinho, secretário-geral e coordenador do Coletivo de Comunicação da FEM-CUT/SP, destaca a importância do encontro.
“Integrar aos coletivos nacionais e conhecer o trabalho dos coletivos em diferentes partes do país, foi muito enriquecedor e nos traz uma perspectiva valiosa de como podemos encaminhar a luta de maneira conjunta, fortalecendo as nossas entidades e principalmente a luta das trabalhadoras e trabalhadores”.
O sindicalista completa que os Coletivos da FEM-CUT/SP são fundamentais para a atuação da entidade.
“No 9º Congresso da entidade, retomamos diversos coletivos, entendendo as necessidades específicas da luta sindical, com o objetivo de qualificar e ampliar o trabalho da categoria metalúrgica em busca da transformação social, melhorando sempre a vida das trabalhadoras e trabalhadores. Foi uma decisão acertada que se torna ainda mais necessária com a participação nesse encontro, por isso já estamos com algumas ideias para os coletivos da Federação”, finaliza Max.
Ceres Ronquim, secretária da Mulher Trabalhadora da FEM-CUT/SP, enfatiza que o encontro tem o potencial de unificar cada vez mais os coletivos, com cada um apresentando as dificuldades e demandas, seja aqui no Brasil ou nos Estados Unidos, como foi apresentado, para o trabalho em conjunto em defesa da categoria e também para atuação na sociedade.
“O assédio foi um ponto importante nas discussões para buscarmos caminhos para tornar o ambiente de trabalho cada vez mais saudável, tanto para os trabalhadores como para as trabalhadoras”.
Para Josivan Cachoeira, do Coletivo de Políticas Sociais, a unidade entre os coletivos também foi um grande ganho da atividade. “Vejo como positivo o encontro, pois existem desafios enormes de demandas, tanto da Confederação, quanto da Federação em relação aos Coletivos, e o encontro nos dá elementos de construção de pautas unificadas que nos norteiam para a execução dos trabalhos no mandato.”
Jorge Lima, do Coletivo de Formação, destaca que os coletivos sindicais desempenham um papel fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores, na promoção de melhores condições de trabalho e benefícios sociais. “Além disso, os sindicatos são importantes na luta por políticas públicas que favoreçam a classe trabalhadora, promovendo justiça social e igualdade. Ao unir trabalhadores em torno de interesses comuns, os coletivos sindicais aumentam o poder de mobilização e resistência contra abusos e retrocessos nos direitos trabalhistas”.
O coordenador do Coletivo de Saúde e Meio Ambiente, Sebastião Santos Rosa, completa afirmando que a luta fica mais organizada com encontros como o promovido pela CNM. “Saímos desse encontro fortalecidos para encaminhar as ações já existentes e para buscar novos caminhos nessa luta diária pelos trabalhadores e trabalhadoras da nossa categoria e para luta social em todo Brasil”.
Confira as fotos:
Confira as fotos: