Federação Estadual dos Metalúrgicos se junta a CNM/CUT e aos Metalúrgicos do ABC em apoio aos trabalhadores estadunidenses

A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) manifesta apoio e solidariedade aos trabalhadores estadunidenses das montadoras que realizam uma greve histórica nos Estados Unidos. A “Greve em pé” contra as montadoras Ford, General Motors e Stellantis, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Automotivos dos Estados Unidos (United Auto Workers – UAW), é um exemplo de mobilização da classe trabalhadora em prol dos direitos e da valorização.
A FEM-CUT/SP entende que, quando os caminhos do diálogo e das negociações se esgotam, é direito dos trabalhadores paralisar a produção para que suas vozes sejam ouvidas. Assim como nos EUA, o movimento sindical brasileiro tem um importante histórico de reivindicar os direitos pelos meios legais que forem necessários e a greve é um deles.
É de suma importância salientar que quem garante a produção dessas montadoras, assim como das demais fábricas em todo o mundo, é mão de obra de homens e mulheres, pais e mães de família que dão duro todos os dias para garantir um sustento digno.
Dessa maneira, a luta é sempre o caminho certo a escolher, especialmente diante do descaso dos empresários e da crueldade do capitalismo, que insiste em ver o trabalhador apenas como um número a mais ou a menos.
Expressamos nosso total apoio e a solidariedade para todos os trabalhadores e trabalhadoras empenhados nessa mobilização. Desejamos força e garra para garantir uma importante vitória para a categoria no país.
CNM/CUT e Metalúrgicos também prestam apoio
A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) também divulgou uma nota em solidariedade e total apoio à “Greve em pé”. Confira na íntegra:
A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), representando mais de seiscentos mil trabalhadores em todo o Brasil, tem como um de seus princípios a defesa intransigente dos direitos da classe trabalhadora. Por isso, gostaríamos de manifestar nosso total apoio à “Greve em pé” contra as montadoras Ford, General Motors e Stellantis, mobilizada pelos companheiros do Sindicato dos Trabalhadores Automotivos dos Estados Unidos (United Auto Workers – UAW), que possuem parceria de longa data com os metalúrgicos e metalúrgicas do nosso país.
Acreditamos que o processo de negociação é uma parte importante da democracia e o caminho para um acordo coletivo justo que pode melhorar a vida dos trabalhadores. Entendemos que diante das ameaças do grande capital devemos fortalecer os laços de solidariedade em todo o mundo e continuar a história de resistência e luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
Gostaríamos de expressar os nossos mais profundos sentimentos de solidariedade para com a luta dos trabalhadores e suas famílias nos Estados Unidos. A classe trabalhadora é internacional e só com organização alcançaremos a vitória!
A vossa luta é a nossa luta!
Em solidariedade,
Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT)
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foi mais uma entidade que aprovou apoio aos trabalhadores estadunidenses. Veja a nota completa:
À senhora Liz Shuler,Presidenta da Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO);
Ao senhor Shawn Fain, Presidente do United Auto Workers (UAW);
A direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC vem por meio desta prestar solidariedade aos cerca de 150 mil trabalhadores e trabalhadoras nas fábricas da GM, Ford e Stellantis, nos Estados Unidos, que estão em luta pelo reajuste salarial, redução da jornada de trabalho, garantias contra demissões e melhores benefícios.
A mobilização e organização dos companheiros e companheiras do United Auto Workers (UAW) é fundamental para garantir os direitos destes trabalhadores.
São inadmissíveis as medidas tomadas pelas empresas de retaliação a greve como o afastamento dos metalúrgicos e metalúrgicas que buscam apenas garantir o sustento e a dignidade de suas famílias.
Nós, Metalúrgicos e Metalúrgicas do ABC, entendemos que a pauta dos companheiros e companheiras é também uma luta de toda a classe trabalhadora.
Queremos reiterar aqui a solidariedade da categoria metalúrgica brasileira com os companheiros e companheiras norte-americanos. Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (20/09/2023) os trabalhadores da nossa base aprovaram a unidade e apoio a luta de vocês. Contem sempre com os Metalúrgicos e Metalúrgicas do ABC! Juntos somos mais fortes!
Abraços fraternos e democráticos,
Moisés Selerges