O vídeo conta de forma bem resumida a história, desde antes, da fundação da FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT no estado de São Paulo), mostrando imagens dos 30 anos de Lutas, Conquistas e Resistência dos trabalhadores e mostra também todos os que passaram pela presidência da instituição.
“A organização dos metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo iniciou no ano de 1986, logo após a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), quando um grupo de Sindicatos resolveu desligar-se da Federação oficial, denominada como Federação Estadual dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de São Paulo”.

Em 1988 foi criado o Departamento Estadual de Metalúrgicos da CUT, sendo o primeiro ramo a se organizar dentro da Central Única dos Trabalhadores. “Esta decisão nasceu de uma deliberação do 3º Congresso Nacional da CUT, na qual os delegados e delegadas aprovaram que vários Ramos de Sindicatos filiados à Central deveriam se organizar de forma a romper com as estruturas oficiais vigentes da época”.
Em 16 DE FEVEREIRO DE 1992 aconteceu o 1º Congresso dos metalúrgicos da CUT, que decidiu fundar a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP) e que em 2005 foi reconhecida oficialmente pelo Ministério do trabalho no governo Lula.

“A Federação tem desenvolvido ações, por meio da promoção de cursos de formação sindical, da realização de políticas sociais e de elaboração de Convenções Coletivas de Trabalho que garantam conquistas para os metalúrgicos e metalúrgicas em todo o estado de São Paulo”.

Hoje, a FEM-CUT/SP reúne seus 13 Sindicatos filiados, que representam quase 200 mil trabalhadores dos setores automotivos, siderúrgico, alumínio, aeroespacial, eletroeletrônico, bens de capital e de fundição em todo o Estado e é reconhecida e respeitada pela categoria e pelas bancadas patronais. (O total de trabalhadores no estado já chegou algo em torno de 300 mil metalúrgicos e metalúrgicas na base da FEM-CUT/SP)
“Diante de um cenário de retirada de direitos, de ataques às entidades sindicais e ainda na modernização da cadeia produtiva, os desafios da FEM-CUT/SP são amplos, justificando, portanto, a resistência constante e a organização da classe trabalhadora. Reunindo Lutas, Histórias e Conquistas, seguimos adiante”!
O vídeo foi lançado no encontro virtual que celebrou os 30 anos de Lutas, Conquistas e Resistência da FEM-CUT/SP e que aconteceu no último dia 16 de fevereiro de 2022.
Para assistir todo o evento de celebração basta acessar: https://fb.watch/bcHclB3vSv/
A DIRETORIA