Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (13) e teve como objetivo defender o projeto da classe trabalhadora em todos os municípios
A direção da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) participou da Plenária Estadual da Secretaria Sindical do Partido dos Trabalhadores (PT), para debater as eleições 2024, na manhã desta terça-feira (13). Erick Silva, presidente, Claudião Batista, vice-presidente, e Max Pinho, secretário-geral, representaram a entidade no evento.
O objetivo da plenária, que aconteceu em formato híbrido – online e presencial – foi debater a importância da participação dos trabalhadores no processo eleitoral deste ano, apoiando candidatos que defendem a classe trabalhadora e disputam prefeituras e vagas nas câmaras municipais.
O PT, assim como o movimento sindical, defende que os candidatos sejam legítimos representantes que lutam pela causa da classe trabalhadora em todos os municípios.
O encontro desta terça-feira (13) contou com a presença de dirigentes sindicais de várias categorias de trabalhadores do Estado de São Paulo.
Erick Silva, destaca a importância do encontro para as eleições deste ano. “A luta sindical vai para além do chão de fábrica e das negociações que realizamos. A política partidária, nas prefeituras e câmara municipais, é fundamental para a vida dos trabalhadores e, por isso, precisamos de representantes que estejam em sintonia com as nossas pautas. Temos que eleger um número considerável de pessoas nesse sentido para equilibrarmos a luta com aqueles que querem retirar direitos”.
Para Claudião Batista, a falta de políticos comprometidos com a classe trabalhadora trouxe, nos últimos anos, inúmeros retrocessos aos direitos trabalhistas.
“Foram políticos, com a conveniência dos empresários, que aprovaram a terceirização irrestrita e as Reformas Trabalhista e da Previdência, para citar alguns exemplos. São propostas que prejudicam demais a classe trabalhadora e que poderiam ser combatidas com mais força se tivéssemos mais representantes nossos na política. Agora é hora de mostrarmos nossa força dentro dos municípios e levarmos ao poder quem vai defender nossos direitos”.
O secretário-geral da FEM-CUT/SP, Max Pinho, enfatiza que deve ser um compromisso do trabalhador eleger seus representantes com responsabilidade. “A luta por direitos começa na fábrica, no município. Prefeitos e vereadores podem atrair ou afastar investimentos e o avanço econômico. Isso gera desemprego e prejudica milhões de pessoas. As cidades só irão prosperar se os representantes forem comprometidos com o progresso e com a justiça social. Vamos firmes nessa luta para ampliar o quadro de prefeitos e vereadores que estão do nosso lado, por isso vários metalúrgicos estão como candidatos no Estado de São Paulo”.