São Bernardo, * *

COLÔNIA DE FÉRIAS

Sorocaba: "A Canção no Feminino" é a próxima palestra do Mulheres e Luta no SMetal

A palestra será sobre as compositoras brasileiras e seu apagamento

Por: Administrador - Publicação: 31/07/2018
A professora e escritora de diversas obras Margareth Rago é uma das palestrantes Divulgação

A professora e escritora de diversas obras Margareth Rago é uma das palestrantes Divulgação
Imprimir Enviar para um amigo Twitter A+ A-

Fonte: SMetal

Duas pesquisadoras feministas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Margareth Rago e Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel são as convidadas do projeto Mulheres e Luta para fazer a palestra “A Canção no feminino”, no dia 16 de agosto, às 19h, no auditório do SMetal.

 

A palestra será sobre as compositoras brasileiras e seu apagamento. Serão ouvidas canções e comentadas as trajetórias de algumas dessas mulheres.

Sobre as expositoras:

Margareth Rago é historiadora e filósofa, feminista, professora e pesquisadora na Universidade de Campinas (Unicamp). É autora de diversas obras como “Do Cabaré ao lar”; “A utopia da cidade disciplinar”; “Brasil, 1890-1930 (1985)”; “Os Prazeres da Noite”; “Prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo, 1890-1930 (1991)”; “A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade (2013)”, entre várias outras publicações.

Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel, a Carô, é historiadora feminista. Foi violonista e cantora até 1992. Como pesquisadora, tem se dedicado ao estudo das compositoras brasileiras. Defendeu pesquisas de mestrado e doutorado na Universidade de Campinas (Unicamp), sob a orientação de Margareth Rago, que também supervisou seu pós-doutorado e com quem organizou o livro Paisagens e Tramas: o gênero entre a História e a Arte (2013). É idealizadora e mantenedora do site MPBNet (http://www.mpbnet.com.br).

‘Mulheres e Luta’ é o nome do projeto desenvolvido pelo Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) em parceria com o Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NEGDS) da UFSCar Sorocaba.

A entrada é gratuita e terá espaço kids. O SMetal fica na rua Julio Hanser, 140, próximo da rodoviária.

 

Agência de notícias da  FEM-CUT/SP
imprensa@fem.org.br

Jornalista responsável: Marina Selerges

Siga-nos: www.twitter.com/femcut
Facebook: www.facebook.com/fem.cutsp

 


Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP)
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo-SP
CEP - 09726150
Contato + 55 11 4122-7714


Hoje: Visitantes / Acessos