São Bernardo, * *

COLÔNIA DE FÉRIAS

Taubaté: Debates em mesas temáticas são destaque do segundo dia do evento sindical

Na manhã desta sexta-feira (25), as atividades começam com a palestra “Reformas Trabalhista e Previdenciária e suas Consequências”

Por: Administrador - Publicação: 25/05/2018
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
Imprimir Enviar para um amigo Twitter A+ A-

Fonte: Sindmetau

Os desafios e os rumos da categoria metalúrgica estarão em pauta nesta sexta-feira (25) nas mesas temáticas do 6º Congresso dos Metalúrgicos de Taubaté. O evento, organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), segue até domingo (27), no Sesi Taubaté.

Na manhã desta sexta-feira (25), as atividades começam com a palestra “Reformas Trabalhista e Previdenciária e suas Consequências”, que será apresentada pelo ex-ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, e pelo assessor jurídico do Sindmetau, Isaac do Carmo.

Na sequência, os temas “Organização no Local de Trabalho, Saúde e Condições de Trabalho” e “Sustentação Financeira” serão ministrados pelo presidente da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP, Luiz Carlos Dias (Luizão), pelo médico da assessoria Saúde e Condições do Trabalho dos Metalúrgicos do ABC, Nilton Teixeira, e pelo diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges.

Também no período da tarde, serão discutidos o Sindicato e Sociedade/Políticas Públicas e a Comunicação com os Trabalhadores. Os convidados para apresentar esses temas são o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana (Wagnão), e a assessora sindical na Secretaria Nacional de Formação da CUT, Maria Frô.

A “Política Industrial e Desenvolvimento Regional” e “Industrialização e Desindustrialização” será o tema abordado pelo diretor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico), Clemente Ganz Lúcio.

As atividades do Congresso prosseguem no sábado (26) e domingo (27), com plenárias e votações de propostas de ação para categoria.

Abertura

Reconhecido como o maior evento da categoria em Taubaté, o congresso definirá os rumos e ações do Sindicato para o próximo período. A abertura, realizada na noite dessa quinta-feira (24), teve a participação de mais de 200 pessoas entre delegados e convidados.

O presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, lamentou o fato do congresso não ter sido realizado nos últimos quatro anos em Taubaté. “Quando uma categoria deixa de realizar um evento desses, todos perdem muito.”

Claudião também destacou a greve dos trabalhadores da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, encerrada após dez dias, como uma vitória contra a reforma trabalhista. “A paralisação dos companheiros da Mercedes teve um resultado positivo, pois conseguiram aumento real, PLR e manter as cláusulas sociais, impedindo que a montadora aplicasse a reforma trabalhista.”

O presidente do diretório estadual do PT (Partido dos Trabalhadores), Luiz Marinho, ministrou a palestra Análise de Conjuntura, com mediação do deputado federal (PT) Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.

Os presidentes da CNM/CUT, Paulo Cayres, e da FEM/CUT, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, também estiveram na cerimônia de abertura. Para eles, o congresso metalúrgico, neste momento, é a oportunidade democrática dos trabalhadores do setor decidirem suas ações.

“O evento assume uma importância muito grande no sentido da defesa da democracia e de apontar os rumos para readquirir os direitos retirados com essa reforma trabalhista”, afirmou Paulo Cayres.

Luizão disse que o congresso é sempre um momento muito importante, pois é quando a direção do sindicato discute com os trabalhadores os rumos do mandato que tem pela frente.

“Neste momento, em especial, estamos falando de um país cheio de incertezas políticas e também vivemos um ambiente, onde existe uma reforma trabalhista, que coloca em risco tudo aquilo que nós conquistamos ao longo do tempo. Então o congresso é o momento único, que deve ser aproveitado”, afirmou Luizão.


 

Agência de notícias da  FEM-CUT/SP
imprensa@fem.org.br

Siga-nos: www.twitter.com/femcut
Facebook: www.facebook.com/fem.cutsp

 


Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP)
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo-SP
CEP - 09726150

Financeiro/Pousada: 4122-7716
Presidência/ Sec Geral: 4122-7719
Dieese: 4122-7717


Hoje: Visitantes / Acessos