São Bernardo, * *

COLÔNIA DE FÉRIAS

Sorocaba: Dirigentes conhecem a primeira fábrica de faróis do grupo Koito no Brasil

A reunião desta sexta-feira, 26, contribuiu para dar início ao relacionamento sindicato-empresa e reforçar o histórico do Sindicato de transparência e diálogo

Por: Administrador - Publicação: 30/01/2018
Dirigentes do SMetal estiveram reunidos com os representantes da empresa metalúrgica NAL. Foto:Foguinho/Imprensa SMetal

Dirigentes do SMetal estiveram reunidos com os representantes da empresa metalúrgica NAL. Foto:Foguinho/Imprensa SMetal
Imprimir Enviar para um amigo Twitter A+ A-

Fonte: SMetal

Na manhã desta sexta-feira, dia 26, dirigentes do SMetal foram recebidos pelo presidente, vice-presidente e representantes do setor de Recursos Humanos, da empresa Nal (North American Lighting), que pertence ao grupo japonês Koito, líder do mercado mundial de faróis automotivos.

 

A filial, que é a primeira na América do Sul, conta atualmente com 45 funcionários, entre administrativo, produção e tradutores e foi instalada recentemente em Sorocaba, num terreno de 200 mil metros quadrados, sendo 20 mil metros quadrados de área construída, no Jardim Ibiti do Paço, no local onde funcionava a YKK.

Desde o anúncio da instalação da empresa no Brasil, no segundo semestre do ano passado, com repercussão em vários veículos de comunicação, até agora, a empresa recebeu 60 mil currículos. É o que informa a analista de recursos humanos, Ellen Amparo.

Em março, devem ser contratados 40 operadores para a produção e, até 2019, a empresa esperar chegar aos 300 trabalhadores. No mundo todo, o grupo conta com aproximadamente 30 mil funcionários.

O presidente do Sindicato, Leandro Soares, o secretário-geral, Silvio Ferreira, e o diretor João de Moraes Farani assistiram uma apresentação em vídeo do grupo Koito que, fundado em 1915, tem fábricas ao redor do mundo, desenvolvendo tecnologias de iluminação para diversos segmentos como aeroviário, navegação, ferroviário, além do automotivo.

Tanto o presidente da empresa, Kenichi Kowatari, quanto o vice-presidente, Kenji Miyamoto, são japoneses e estão no Brasil há menos de quatro meses. “Estamos nos informando sobre a legislação brasileira e a local”, explicou Kowatari.

Por sua vez, os dirigentes do SMetal deram as boas-vindas ao grupo e ressaltaram que o Sindicato tem um histórico de diálogo e respeito mútuo nas negociações, inclusive, com a experiência em empresas de várias nacionalidades de autopeças instaladas na região, como a Gestamp, ZF, Schaeffler, a montadora Toyota e as sistemistas.

“Uma empresa como essa do grupo Koito tem um grande significado tanto para a cidade quanto para o desenvolvimento regional e que vem, com certeza, somar à grande concentração de autopeças na nossa região”, comenta Soares.

 

Produção

De acordo com o presidente da NAL, Kowatari, no momento, a produção está em fase de testes e deve começar a produzir mesmo a partir de maio. Ellen conta que está sendo montado o calendário de 2018, considerando as demandas de seus clientes, que na maioria são de montadoras japonesas.

Como a empresa realizou o cadastro no SMetal no dia 19 deste mês, os dirigentes do SMetal se comprometeram a apresentar à metalúrgica NAL um diretor que comandará as negociações com a empresa na próxima segunda-feira, dia 29.

A partir disso, serão construídos em conjunto (Sindicato e empresa) turnos, jornada, piso salarial e outras questões do mundo do trabalho.

 

Filial no Brasil

A implantação da fábrica em Sorocaba, com a produção de faróis automotivos, teve o investimento anunciado de R$ 221 milhões com recursos provenientes do Japão e em menor parte, dos Estados Unidos.

A planta contará com o sistema global de produção, que inclui tecnologias desenvolvidas pelo grupo no Vale do Silício. A fábrica utiliza-se de valores ambientais para o uso da luz natural e o baixo consumo de água.

Agência de notícias da  FEM-CUT/SP
imprensa@fem.org.br

Jornalista responsável: Marina Selerges

Siga-nos: www.twitter.com/femcut
Facebook: www.facebook.com/fem.cutsp

 


Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP)
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo-SP
CEP - 09726150
Contato + 55 11 4122-7714


Hoje: Visitantes / Acessos