São Bernardo, * *

COLÔNIA DE FÉRIAS

FEM-CUT/SP 25 anos: Lutas, histórias e conquistas

A FEM-CUT/SP renova o compromisso de atuar em defesa dos direitos da classe trabalhadora

Por: Administrador - Publicação: 16/02/2017
Imprimir Enviar para um amigo Twitter A+ A-

Nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, A Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/ SP completa 25 anos. A Fundação da FEM-CUT/SP foi um dos resultados do surgimento do “novo sindicalismo” que rompeu com as práticas assistencialistas do sindicalismo atrelado ao Estado.

A organização dos Metalúrgicos da CUT no estado de São Paulo teve origem em 1986 quando um grupo de sindicatos CUTistas resolveu romper com a federação oficial, a “Federação Estadual dos Trabalhadores nas Indústria Metalúrgicas de São Paulo”. A decisão foi deliberada no 3º Congresso Nacional da CUT. Primeiro ramo a se organizar dentro da Central, em 1988 foi criado o Departamento Estadual dos Metalúrgicos da CUT e como processo natural, em 16 de fevereiro de 1992, durante o 1º Congresso do departamento, foi fundada a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP.  A partir daí a organização do ramo metalúrgico começou a se consolidar e hoje a FEM-CUT/SP é reconhecida pela base metalúrgica em todo estado de São Paulo.

Esses 25 anos trouxeram além de lutas e conquistas, o amadurecimento e também a compreensão sobre a necessidade da organização da classe trabalhadora no estado de São Paulo. Um ciclo histórico completa 25 anos e novos desafios estão colocados para nós. Os direitos que conquistamos com muito suor no último período estão no centro dos ataques promovidos pelo governo de Michel Temer por meio das reformas trabalhista e da previdência. O momento é de refletir sobre erros e acertos, resgatar a nossa garra e seguir organizando os trabalhadores/as para mais essa batalha, para novos desafios que estão por vir, por mais conquistas nas campanhas salariais, mais direitos para as mulheres, negros e negras e pessoas com deficiência. Por nenhum direito à menos.

A FEM-CUT/SP reafirma sua posição de atuar em defesa dos metalúrgicos e metalúrgicas do Estado de São Paulo, para construir novas histórias, lutas e conquistas.

 

 

 

 

Agência de notícias da  FEM-CUT/SP
imprensa@fem.org.br

Jornalista responsável: Marina Selerges

Siga-nos: www.twitter.com/femcut
Facebook: www.facebook.com/fem.cutsp

 


Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP)
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo-SP
CEP - 09726150
Contato + 55 11 4122-7714


Hoje: Visitantes / Acessos