São Bernardo, * *

COLÔNIA DE FÉRIAS

Fundação

25 anos de Lutas, Histórias e Conquistas

Campanha Salarial FEM-CUT/SP-2013 foto: Rúbia Mara/Mídia Consulte

Campanha Salarial FEM-CUT/SP-2013 foto: Rúbia Mara/Mídia Consulte
Imprimir Enviar para um amigo Twitter A+ A-

A organização dos metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo iniciou no ano de 1986, logo após a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), quando um grupo de sindicatos resolveu desligar-se da Federação oficial, denominada “Federação Estadual dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de São Paulo”. Esta decisão nasceu de uma deliberação do 3º Congresso Nacional da CUT, na qual os delegados aprovaram que vários ramos de sindicatos filiados à Central deveriam se organizar de forma a romper com as estruturas oficiais vigentes da época.

O ramo metalúrgico foi o primeiro a se organizar dentro da CUT, e, em 1988, foi fundado o Departamento Estadual de Metalúrgicos da CUT. O passo seguinte foi fundar a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT do Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP), que aconteceu no 1º Congresso da entidade, em 16 de fevereiro de 1992.

Hoje, a Federação é reconhecida e respeitada pela categoria e pelas bancadas patronais. Uma vitória marcante aconteceu em 2005, com o reconhecimento oficial da Federação pelo Ministério do Trabalho, que reafirmou seus fundamentos e compromissos.

A Federação tem desenvolvido ações, por meio da promoção de cursos de formação sindical, da realização de políticas sociais e de elaboração de Convenções Coletivas de Trabalho que garantam conquistas para os metalúrgicos e metalúrgicas em todo o estado de São Paulo. Hoje, a FEM-CUT/SP reúne 14 sindicatos filiados, que representam cerca de 200 mil trabalhadores dos setores automotivos, siderúrgico, alumínio, aeroespacial, eletroeletrônico, bens de capital e de fundição em todo o Estado.

Neste cenário de retirada de direitos, de ataques às entidades sindicais e ainda na modernização da cadeia produtiva, os desafios da FEM-CUT/SP são amplos. A luta pela revogação da Reforma Trabalhista e da Terceirização irrestrita e também contra aprovação da Reforma da Previdência, a FEM-CUT/SP chega aos 25 anos, reunindo Lutas, Histórias e Conquistas, almejando fortalecer ainda mais a organização da classe trabalhadora afim de barrar retrocessos e garantir avanços.

Diretoria FEM/CUTSP

 

Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP)
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo-SP
CEP - 09726150
Contato + 55 11 4122-7714


Hoje: Visitantes / Acessos